Jovem de 23 anos é presa preventivamente em operação contra golpe do “falso TED” na região

Jovem de 23 anos é presa preventivamente em operação contra golpe do “falso TED” na região

Foto: Polícia Civil (Divulgação)

Uma jovem de 23 anos foi presa preventivamente, nesta sexta-feira (5), durante a operação "Falso y me voy", deflagrada pela Polícia Civil em Santa Maria. A ação investiga um grupo suspeito de aplicar o golpe conhecido como “falso TED” em municípios da região. A apuração é conduzida pela Delegacia de Polícia de São Pedro do Sul, que identificou quatro vítimas entre junho e agosto de 2025.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo a Polícia Civil, as vítimas caíram no golpe ao entregar veículos após receberem comprovantes falsos de transferência bancária. Em um dos casos, um morador de Dilermando de Aguiar tentou comprar um carro anunciado pelo grupo e teve seus dados usados em novos estelionatos. Outro morador de São Pedro do Sul vendeu uma S10 após receber um comprovante falso de TED. O veículo foi recuperado posteriormente em Santa Maria com uma terceira pessoa que comprou o automóvel dos criminosos. Também em São Pedro do Sul, uma Hilux foi entregue após o mesmo tipo de golpe e cruzou a fronteira para o Paraguai cerca de 12 horas depois.

A quarta vítima, de Cascavel (PR), havia entregue um Jetta à quadrilha. O veículo foi vendido a uma revenda de Pelotas e repassado a terceiros, sendo recuperado pela Polícia Rodoviária Federal após contato da equipe de investigação. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, além da prisão preventiva da jovem. O Judiciário também determinou o bloqueio e o sequestro de valores que podem chegar a R$ 153 mil, montante correspondente ao prejuízo causado nos casos já confirmados.

O delegado Giovanni Lovato, responsável pela investigação, orienta que compradores e vendedores tenham cautela em negociações pela internet, desconfiem de preços muito abaixo do mercado e confirmem o ingresso do dinheiro na conta antes de entregar o veículo.

A operação contou com apoio da Delegacia Regional, Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), 1ª DP e 3ª DP de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia Civil prende jovem por tentativa de homicídio durante operação em Agudo Anterior

Polícia Civil prende jovem por tentativa de homicídio durante operação em Agudo

Neto é suspeito de tentar matar o avô com golpes de martelo em Santa Maria Próximo

Neto é suspeito de tentar matar o avô com golpes de martelo em Santa Maria

Polícia/Segurança